Você que sabe de algo de errado, que está acontecendo ou aconteceu com alguém ou com uma equipe de pessoas da Igreja, e não conta nada para o seu líder ou seu pastor, você está sendo cúmplice do pecado.Você deve denunciar, porque se não, estará sendo cúmplice.Veja o que Deus diz em Levítico 5.1: "Se alguém, tendo-se ajuramentado como testemunha, pecar por não denunciar o que viu, ou o que soube, levará a sua iniqüidade."
Deus deixa bem claro que cumplicidade também é pecado. Denunciar é necessário. Mesmo que a pessoa lhe ameace para não contar, e diga:"você não viu nada", ou ainda, mesmo que ela seja seu(sua) melhor amigo(a), a Bíblia diz que estará pecando naquilo que for cúmplice. Você precisa criar coragem e denunciar.
Denunciar trás bênçãos e edificação para a Igreja. Observe em 1 Coríntios 1.11:
"Pois a respeito de vós, irmãos meus, fui informado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós." e 1 Coríntios 5.1: "Geralmente se ouve que há entre vós imoralidade, imoralidade que nem mesmo entre os gentios se vê, a ponto de haver quem vive com a mulher de seu pai."
Se a família de Cloé não denunciasse a seu líder Paulo que havia contendas entre alguns irmãos da Igreja de Corinto, e se algum outro irmão (ou talvez foi a própria família de Cloé também) para informar a Paulo que também havia imoralidades na Igreja, ele (Paulo) não traria essa carta de exortação e edificação para a Igreja de Corinto. Através da denúncia, Paulo viu a necessidade de ensinar a Igreja o caminho correto da vida cristã. Se ninguém denunciasse, o pecado continuaria contaminando a Igreja.Denuciar remove a rebeldia e o pecado. Denunciar remove a rebelião. Denunciar pode salvar a sua vida. Veja o exemplo de Mardoqueu, em Ester 2.21-23:
"Naqueles dias, estando Mardoqueu sentado à porta do rei, dois eunucos do rei, os guardas da porta, Bigtã e Teres, se indignaram e procuravam tirar a vida ao rei Assuero. E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, que revelou à rainha Ester; e Ester o disse ao rei em nome de Mardoqueu. Quando se investigou o negócio e se achou ser verdade, ambos foram enforcados; e isso foi escrito no livro das crônicas perante o rei." Mardoqueu salvou a vida do rei Assuero. Algum tempo depois, o rei Assuero salvou e honrou a Mardoqueu. Veja em Ester 6:
Hamã então, achando que a honra seria para ele, começou a descrever uma honra valiosa perante o rei, logo em seguida o rei declara para quem iria ser a honra: Ester 6.10: "Então disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma os trajes e o cavalo como disseste, e faze assim para com o judeu Mordecai, que está sentado à porta do rei; e não deixes falhar coisa alguma de tudo quanto disseste."A denúncia é necessária. Como Mardoqueu foi fiel ao rei, e denunciou a conspiração, o rei o honrou, e ainda, o salvou sem saber da ira de Hamã contra Mardoqueu.Dag Heward-Mills em seu livro "Lealdade e Deslealdade": "Quando você segura a informação, a impressão que dá é de que você está a favor do que está acontecendo. É o que chamamos de cumplicidade. Se você descobre uma insurreição e prende todos os rebeldes, este é o primeiro passo. A próxima coisa a ser feita é descobrir todos os que sabiam a respeito."É importante lembrar que denunciar é diferente de fofocar. Fofocar é uma atitude caluniadora e destrutiva. Denunciar é uma atitude de não-contentamento com o pecado.Fofoca é dirigida a quem encontrar-se pela frente. Denuncia é dirigida aos seus líderes e pastores. Fofoca são palavras que não têm provas de que são verdadeiras. Denuncia é provada ser verdade. (Ester 2.23) Fofoca não é investigada. Denuncia é investigada para provar a verdade. (Ester 2.23) Toda vez que acontece algo e você fica sabendo, qual é a primeira coisa que você pergunta?
1) "É sério? Não diga? Deixa só eu contar pra 'xxx'"
2) "O (líder ou pastor) já está sabendo?
Toda vez que acontece algo e você fica sabendo, qual é a primeira pessoa que você conta?
1) Melhor amigo(a)
2) Melhor amigo(a) da pessoa que pecou
3) Seu líder / seu pastor
"Ah, mas eu vou ser tachado de dedo-duro, de fofoqueiro..." - mas a Bíblia diz que quem não denuncia está pecando... Não se torne cúmplice, mas também não saia falando por aí. Conte às pessoas certas: aos seus líderes e pastores. E você que é líder, ao ouvir uma denúncia, proteja e honre seu informante, como o rei Assuero fez.
Viva a Bíblia. Denuncie o pecado. Deus vos abençoe!

Sem comentários:
Enviar um comentário