"E NO segundo ano do reinado de Nabucodonosor, Nabucodonosor teve um sonho; e o seu espírito seperturbou, e passou-se-lhe o sono." Daniel 2 :1
O capítulo 2 de Daniel revela muito sobre o seu autor e esboça o plano da redenção que Deus tem para este mundo. O Deus de Daniel é o mesmo Deus a quem servimos hoje. Podemos estar certos de que, na vinda de Cristo em Glória Indescritível, Ele fundará um Reino Eterno.
Certa noite, Nabucodonosor teve um sonho notável e seu espírito ficou pertubado perdendo o sono. Apesar de ter ficado impressionado com o que havia sonhado, ao acordar não pode se lembrar do sonho. Perplexo, ele convocou os sábios, os astrólogos, os adivinhos e os feiticeiros do seu reino que obviamente não puderam revelar o sonho ao rei. Nabucodonosor enfurecido expediu um decreto mandando exterminar todos os sábios, astrólogos e adivinhos de seu reino. Esse decreto afetava o jovem Daniel. um escravo hebreu que servia na corte. Daniel então busca o auxilio em oração ao Deus de seus pais. Então Deus revelou o sonho de Nabucodonosor (Daniel 2:17 a 19).
1-Propósito do Sonho
Daniel 2:28
“Foi por meio do sonho que ele fez o senhor saber o que vai acontecer no futuro".
Daniel 2:45
“O grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente.”
1-Propósito do Sonho
Daniel 2:28
“Foi por meio do sonho que ele fez o senhor saber o que vai acontecer no futuro".
Daniel 2:45
“O grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente.”
2- O sonho do rei
Daniel viu:
a) Uma grande estátua formada por diferentes tipos de metais.
Daniel 2:31"Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível".
Daniel 2:32"A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em parte de barro".
b) A estátua foi destruída por uma pedra.
Daniel 2:34 e 35"Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra".
3- Significado do Sonho
Cada parte da estátua significa um Império ou Rei em sucessão. Poderíamos descrever a estátua do sonho do Nabucodonosor como um desfile de políticos. Um rei se segue a outro e os reinos ascendem e caem precisamente na ordem predita por Daniel.
Daniel 2:37
“Tu, ó rei, és rei de reis; a quem o Deus do céu tem dado o reino, o poder, a força, e a glória. E onde quer que habitem os filhos de homens, na tua mão entregou os animais do campo, e as aves do céu, e fez que reinasse sobre todos eles; tu és a cabeça de ouro”.
Babilônia foi representada na profecia pela “cabeça de ouro” pois foi o Império mais poderoso que a terra já viu. Porém sua força deveria passar e outro império deveria suceder Babilônia no dominio mundial.
A Bíblia afirma que após Babilônia, 3 Impérios dominariam o mundo e a História Geral assim confirma
Daniel 2:39 a 40
“E depois de ti se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual dominará sobre toda a terra. E o quarto reino será forte como ferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebra tudo; como o ferro que quebra todas as coisas, assim ele esmiuçará e fará em pedaços”.
a) Babilônia (606-538 A.C) é representada na profecia pela "cabeça de ouro".
a) Babilônia (606-538 A.C) é representada na profecia pela "cabeça de ouro".
c) Grécia (331-168 A.C) é representado na profecia pelo "quadril de bronze".
A História Geral conta que o Império Romano seria invadido pelas tribos bárbaras dividindo-o em “pequenos reinos” totalizando 10 reinos. Esses pequenos reinos formariam a Europa Ocidental.
01- Os Germanos formariam a Alemanha.
02- Os Francos formariam a França.
03- Os Burgundos formariam a Suíça.
04- Os Suevos formariam Portugal.
05- Os Anglo-saxões formariam a Inglaterra.
06- Os Lombardos formariam a Itália.
07- Os Visigodos formariam a Espanha.
08- Os Hérulos formariam a Itália
09- Os Vândalos formariam a Itália
10- Ostrogodos formariam a Itália
A Terra permaneceria assim de 476 a.C. até o próximo reino universal, que será um reino eterno: o reino de Deus. Portanto a Terra permaneceria assim até a volta de Jesus.
Daniel 2: A Europa sempre será um continente fragmentado
Daniel 2:43
“Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão em casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro”.
Outra tradução afirma:
Daniel 2:43
Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.”
Jonatan Oliveira Conceição, Chegou a Hora, pág. 41
"Reis e governantes tentaram manter um império universal através dos casamentos de seus filhos. Antes da Primeira Guerra Mundial a maior parte dos governantes da Europa eram aparentados. A rainha Vitória da Inglaterra era chamada “a avó da Europa”, pois quase todos os reis pertenciam à sua dinastia. Por exemplo: O rei da Espanha, o czar da Rússia, o rei da Inglaterra, o Kaiser da Alemanha, etc., todos eram parentes. Jorge V da Inglaterra, Nicolau II da Rússia, Constantino I da Grécia, o rei da Noruega e o rei da Dinamarca eram primos irmãos e netos de Cristiano IX da Dinamarca. Guilherme II da Alemanha, a rainha da Grécia, a czarina da Rússia e as rainhas da Espanha e Noruega eram netos da rainha Vitória da Inglaterra. Nesta guerra brigaram entre si, tios, sobrinhos, avós, e o resultado foi que quase todos os reinos caíram e foram substituídos por repúblicas. A profecia se mantém em pé: não se uniram!"
Carlomagno no séc IX tentou unificar a Europa (falhou)
Carlos V no séc XVI tentou unificar a Europa (falhou)
Luiz XIV no séc XVIII tentou unificar a Europa (falhou)
Napoleão no séc XIX tentou unificar a Europa (falhou)
Adolf Hitler tentou unificar a Europa (falhou)
A profecia termina com uma pedra caindo sobre os pés da estátua, bem no momento que em os reis tentavam se unir, o que simboliza a volta de Jesus que destruirá esses reinos pecadores.(Daniel 2:43-45).
Estamos vivendo no período da volta de Jesus! Você está preparado?
Daniel 2:44
"Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre"
Ellen White, Profetas e Reis, pág. 501.
“Centenas de anos antes que certas nações viessem ao cenário da ação, oOnisciente lançou um olhar para os séculos por vir e predisse o surgimento e queda dos reinos universais. Deus declarou a Nabucodonosor que o reino de Babilônia devia cair, e um segundo reino surgiria, o qual também teria o seu período de prova. Deixando de exaltar o verdadeiro Deus, sua glória seria abatida, e um terceiro reino lhe ocuparia o lugar. Este também passaria; e um quarto, forte como ferro, submeteria as nações do mundo.”
Há esperança para o povo de Deus em todas as épocas! Reis virão e irão, dinastias surgirão e cairão, a história humana pode mergulhar em sua hora mais escura - mas Deus está no controle - E está chegando O Seu dia, quando ele para sempre será Rei; este planeta será sede do Seu Reino; e nós seremos seu povo. Que isso logo aconteça! Vem Senhor Jesus!
Não perca o próximo tópico no estudo do capitulo de Daniel!
Jesus esta voltando
DEUS ABENÇOE!





Sem comentários:
Enviar um comentário